quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O que é design?

(Artigo escrito para o site X-DESIGN no período de 2000/2002)

Design [ di-zain'] s. plano; projeto; esboço; desígnio; intenção., mira; (theat.) cenário; to have - s on, ter o pensamento em; by -, de propósito va. (house) planear, planejar; delinear; projetar; desenhar. Intentar; destinar.

Fonte : Collins Gem Dictionary


Tarefa árdua esta a de conceituar o design. Devido a vários motivos, um significado padronizado do nome e da própria área de atuação, não existe. De modo geral, o termo é usado, principalmente pelo leigo, para descrever a forma de um produto. Originário do termo alemão Gestalt (figura, forma,aparência, estatura), que serviu como primeira definição da profissão ainda na Bauhaus.

No entanto, o seu significado guarda uma relação mais estreita com a sua produção e aplicação. Vários pensadores e autores dão a sua definição particular da profissão, dificultando o seu conceito.

Não temos a pretensão de lançar aqui o verdadeiro significado, mas expor os principais conceitos que definem a profissão, por isso escolhemos a definição de Gui Bonsiepe para começar:

"O Desenho Industrial é uma atividade projetual, responsável pela determinação das características funcionais, estruturais e estético - formais de um produto, ou sistemas de produtos, para fabricação em série. É parte integrante de uma atividade mais ampla denominada desenvolvimento de produtos. Sua maior atribuição está na melhoria da qualidade de uso e da qualidade estética de um produto, compatibilizando exigências técnico-funcionais com restrições de ordem técnico-ecônomica."

A nossa abordagem conceitual do design, é de origem acadêmica, pois é onde estão organizados e definidos de forma mais completa o significado, a origem e a aplicação da profissão. No Brasil o termo "design" foi traduzido como "desenho industrial", onde guarda uma limitação conceitual importante: design não é desenho, design transcende essa definição. Desenho é apenas uma das fases da produção do designer. O designer tem como função projetar um produto (seja ele objeto, identidade visual gráfica ou eletrônica), acompanhar sua produção e aguardar o feed-back do consumidor, alterando o necessário. Em poucas palavras, podemos dizer que design é a ciência de projetar alguma coisa .

No âmbito acadêmico brasileiro, o curso de design existe em duas especializações:

- Design gráfico (programação visual) - Onde o designer é responsável por soluções na área gráfica (livros, revistas, identidades visuais empresáriais) e eletrônicas (web design, multimídias, interface de softwares), onde cada mídia possui suas restrições projetuais características.

- Design de produto (as vezes conhecido como desenho industrial mesmo) - Onde o designer atua no desenvolvimento e produção do produto - objeto, pesquisando as melhores soluções econômicas, estruturais e de interface humana.

Design X Arte

O designer, ao contrário do pensamento comum, não é artista. Ele utiliza elementos de arte no desenvolvimento do projeto. O artista, por definição, expressa uma idéia ou sentimento em um determinado meio, não tendo preocupação com aqueles que entrarão em contato com a peça, enquanto o designer tem como objetivo o mercado consumidor. O seu produto deve alcançar um padrão de venda satisfatório, considerando-se técnica, qualidade, público alvo, ou possibilitar a divulgação e melhora de um já existente, caso contrário, falha. Restrições técnicas-projetivas são uma constante no trabalho do designer. O seu mérito é supera-las e transformar o produto em um sucesso comercial.

O designer tem que ser capaz de transitar por vários estilos. Ele deve ser capaz de adaptar o seu trabalho à vontade do cliente e encontrar a melhor solução para o caso. Produção em série e design andam juntos. Essa é uma das mais marcantes definições do designer, caso contrário poderemos considerar o profissional um artesão ou artista.

Origem

Datar a origem do design é algo muito trabalhoso. Alguns diriam que o design gráfico nasceu quando houve a necessidade de se escrever e ilustrar uma obra destinada a um certo tipo de público, e o design de produto, na produção medieval de armas e apetrechos pessoais. Numa definição mais atual, o designer nasceu juntamente com o advento da automação e produção em série. O profissional responsável pela concepção e acompanhamento do produto industrial. Poderíamos dizer que ele nasceu no período da Revolução Industrial, onde o artesanato estava sendo substituído pela produção industrial. Como conceito definido o designer, e a própria profissão, nasceu em 1919, com a fundação da Bauhaus, em Weimar na Alemanha.

A Bauhaus

A escola, fundada pelo arquiteto alemão Walter Gropius, tinha como objetivo a integração da arte com a indústria., onde a estética do produto adaptava-se as necessidades e limitações da produção em série. Fizeram parte do corpo docente da escola, vários artistas de destaque no meio, como Paul Klee e Kandinsky. A mistura de arte com a técnica, o choque do tradicional como inovador definiu a metodologia de ensino da escola e a fez um marco na história humana.

O Desenho Industrial no Brasil

No Brasil, o ensino da profissão surgiu em 1964 com a fundação da ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial) no Rio de Janeiro, hoje associada com a UERJ. Seus fundadores aplicaram a filosofia de ensino da Escola de Ulm.

Em seguida a UFRJ, em 1973, fundou o curso na Escola de Belas Artes.

Hoje o curso existe em todo o país, onde a maior concentração fica na cidade do Rio de Janeiro.


Herman Faulstich e Armando Fontes

Nenhum comentário: