1- Para não ser chamado de "maquiador de tela" entre outras, você deve ganhar o respeito daqueles que normalmente se referem ao analista de usabilidade assim: programadores e projetistas. Usabilidade bem feita deve levar em conta fatores técnicos restritivos então, estabeleça interação constante com quem vai fazer o sistema no final das contas;
2- Não fique citando leis de ergonomia ou especialistas da área, prove contextualmente a sua escolha deixando claro os pós e os contras. Sempre existem pós e contras. Prove que os prós superam os contras;
Obs: os prós que envolvem redução de custo e tempo tem maior peso.
3- Evite a todo custo o "eu acho…". Todo mundo acha. E o "achado" do cliente ou do seu chefe vale mais do que o seu na pratica. Prove contextualmente a sua escolha deixando claro os pós e os contras. Sempre existem pós e contras;
4- Escreva uma diretriz de usabilidade, mapeando as situações de interação do usuário com o sistema e as regras de comportamento da tela. Justifique as suas escolhas;
5- Entenda o publico alvo (vulgarmente chamado de usuário);
6- Faça protótipos de tela. Ficar explicando como uma tela vai ficar colocando o dedo no monitor não dá. Uma imagem vale mais do que mil palavras (e dedadas na tela);
7- Saiba vender o seu peixe. Por melhor que seja a sua solução de interface, se você não argumentar bem, perde (e assim te chamam de maquiador de tela).
Nenhum comentário:
Postar um comentário