domingo, 14 de julho de 2013

Rótulo da Cerveja 'Cuvée do Cramulhão'


Meu primeiro trabalho de design envolvendo rótulo de cerveja. A proposta era trabalhar com uma cerveja tendo 18% de álcool, portanto forte, baseada no mito do demônio dentro da garrafa, que teve grande destaque nas novelas Paraíso e Renascer da Rede Globo - o que me agradou também foi o fato de poder desenhar um mascote, algo que gosto muito.

A minha ideia envolvia seguir um estilo cordel pois o 'cramulhão' é um conceito já difundido no Brasil e combinaria com essa manifestação bem popular e enraizada culturalmente.


Mas os primeiros rabiscos saíram sem personalidades e o estilo cru de cordel também não me remetia humor que considerei ser um elemento essencial no projeto, devido tanto ao nome quanto ao texto fornecido pelo cliente:

"Roubada da reserva particular do próprio Coisa-Ruim, a CUVÉE DO CRAMULHÃO foi produzida pelos monges demoníacos da Abadia Invertida do Terceiro Círculo das Profundezas, com 6 maltes, 6 lúpulos e 6 leveduras e 18% de álcool - a mais forte que já surgiu no Brasil.


Cheiro e gosto de pão que o Diabo amassou, fumaça, pimenta, madeira e frutas.


Ardente, ardilosa e devastadora.


BENZA-SE ANTES DE BEBER!"



Resolvi fugir da referência direta ao cordel no desenho do diabinho seguindo uma linha pessoal.



Cheguei a uma definição na segunda imagem acima; então escaneei passando a trabalhar no Corel Draw mantendo alguns elementos de xilogravura:



Refinando - em especial as pernas e cascos - até a versão final que possui tanto um apelo humorístico quanto malévolo -  este refletindo o tom forte da cerveja :



O cordel ficou presente nos elementos de fundo e nas fontes baseados também em xilogravura.



Versões Finais



Cuvée do Cramulhão - Cervejaria Enigma

Matéria no O Globo:





Nenhum comentário: